Mestrado em Controladoria e Gestão Pública

Home > Mestrado > Mestrado Profissional

Processo Seletivo Aberto
Inscrições Encerradas

Aulas Presenciais aos
Sábados

0
Semestres

Local: Campus
Maracanã

Apresentação

O objetivo geral do PPGCGP é formar mestres em controladoria e gestão pública altamente qualificados e voltados à análise da governança pública como forma de otimizar as políticas públicas de desenvolvimento e que sejam capazes de desenvolver trabalhos, a partir de conceitos da literatura, que resultem soluções exitosas para a sociedade, sob forma de dissertações, relatórios técnicos, patentes, entre outros, sobre controladoria e gestão pública, aplicando rigorosos métodos de pesquisa. 

O egresso do PPGCGP será capaz de identificar, aprimorar, gerar, difundir e aplicar conhecimentos da área de controladoria e gestão. Além disso, estará preparado para atuar como técnico na área pública, interagir com grupos nacionais e internacionais e apto para desenvolver, com autonomia e exatidão, relatórios técnicos; produtos capazes de serem apropriados; processos e projetos relacionados às temáticas relevantes para a área de conhecimento em questão.

A obtenção do título de “Mestre em Controladoria e Gestão Pública” ocorrerá até, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses, com a defesa do trabalho de conclusão de curso, já tendo cursado as 7 (sete) disciplinas obrigatórias:
  • Métodos Quantitativos Aplicados à Controladoria e Gestão Pública
  • Metodologia de Pesquisa Aplicada à Controladoria e Gestão Pública
  • Governança e Accountability na Administração Pública
  • Fundamentos de Gestão em Organizações Públicas
  • Finanças e Orçamento Público
  • Controladoria no Setor Público
  • Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso
E da escolha de 5 (cinco) dentre as 20 (vinte) disciplinas eletivas a serem oferecidas, em função de demandas especificas:
  • Comunicação, Marketing e Transparência na Gestão Pública
  • Controle Social na Gestão Pública
  • Direito Administrativo e Contratos Públicos
  • Direito Financeiro e Tributário
  • Formulação e Avaliação de Políticas Públicas
  • Gestão de Pessoas na Administração Pública
  • Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem em Organizações Públicas
  • Gestão Estratégica de Custos em Entidades Públicas;
  • Globalização, Gestão Pública e Diplomacia Federativa;
  • Inovação na Gestão Pública
  • Metodologias Inovadoras em Ensino
  • Métodos Qualitativos Aplicados à Controladoria e Gestão Pública
  • Pesquisa Quantitativa para Tomada da Decisão na Gestão Pública
  • Planejamento e Avaliação em Gestão Pública
  • Políticas Regulatórias
  • Tópicos Especiais em Controladoria e Gestão Pública I – Controle da Administração Pública
  • Tópicos Especiais em Controladoria e Gestão Pública II – Administração Pública e Sustentabilidade
  • Tópicos Especiais em Controladoria e Gestão Pública III – Gestão de Projetos no Setor Público
  • Tópicos Especiais em Controladoria e Gestão Pública IV – Prestação de Contas das Organizações da Sociedade Civil
  • Tópicos Especiais em Controladoria e Gestão Pública V – Auditoria Governamental.

O PPGCGP já nasce com um patamar crescente de internacionalização, fruto dos contatos estabelecidos e amadurecidos nas atividades do atual programa de mestrado em Ciências Contábeis (PPGCC). Ali, ao longo dos últimos cinco anos, intensificaram-se as colaborações internacionais na área de intercâmbio de docentes e estudantes, de publicação e editoração, além da participação em eventos organizados conjuntamente.

O mais antigo e consolidado programa de colaboração internacional do atual programa de mestrado, e com grandes perspectivas de aprofundamento na área da gestão pública, é a parceria com a Universidade de Tours (Rabelais), da França, especificamente com o Institut d´Administration d´Enterprises (IAE) daquela universidade.

Outra importante parceria internacional construída no quadro dos trabalhos do atual programa de mestrado da FAF e deverá ter grande interface com o novo programa de mestrado profissional é o acordo com a Universidade de Bordeaux (na época, Bordeaux-IV), operacionalizada através de seu Institut d´Administration d´Enterprise – IAE, também iniciada em 2012, e hoje com protocolo pelas duas reitorias.

Desde 2012, o PPGCC da FAF tem mantido relações de colaboração acadêmica também com o International Institute of Management of India (IMI), de Nova Delhi. Em 2014, essa cooperação foi institucionalizada na forma de um acordo de cooperação internacional entre o IMI e a UERJ, assinado entre as duas reitorias.

O PPGCC da FAF também consolidou no ano de 2014 iniciativas de cooperação internacional com a Anderson School of Management, da Universidade do Novo México, dos Estados Unidos. Essas iniciativas estiveram integradas com a iniciativa internacional “Triple Helix Association”, coordenada pelo professor Henry Etzkowitz, da Stanford University, com a qual o programa estabeleceu protocolos institucionais de cooperação, que resultaram na publicação de artigos conjuntos e no estabelecimento de um grupo de pesquisa sobre o tema.

Outras iniciativas individuais de cooperação internacional do mestrado da FAF que podem ser ampliadas no contexto do programa de mestrado profissional foram a operacionalização inaugural de acordos inter-universidades anteriormente assinados pela UERJ, com o acolhimento de estudantes no programa de mestrado.

Corpo Docente

Projetos de Pesquisa

  • I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
  • II. LINHA DE PESQUISA
  • III. PROJETOS DE PESQUISA
    • Controladoria e Gestão Pública: A área de concentração em Controladoria e Gestão Pública pretende oferecer uma contribuição inovadora para a formação de profissionais especializados nos desafios da gestão do setor público, de forma que possam atuar em âmbito local, no Estado do Rio de Janeiro, em consonância com as contribuições do mais modernas do debate teórico internacional, sobre os motivadores dos agentes, condicionantes institucionais e outras dinâmicas que compõe o debate sobre a governança do setor público, e seus componentes específicos de controladoria, gestão, normatização ou gestão estratégica, elementos que se evidenciam cada vez como mais prioritários e urgentes para as práticas na administração pública no cenário estadual e nacional.
    • Controladoria e Gestão Pública: Essa linha de pesquisa reúne conjuntos de temas, em torno dos quais os trabalhos de conclusão de curso: artigos, projetos, patentes e dissertações serão desenvolvidos e se propõem a apresentar soluções de controle e de gestão pública, que possam melhorar o fluxo de prestação de serviços públicos, a avaliação de políticas públicas, a circulação de informações, bem como o desempenho do sistema público de forma integrada e holística.
PeríodoProjeto de pesquisaDescriçãoParticipante
2013 - AtualCorpo e segurança ontológica no contexto padronizador do mercadoAnalisar o discurso e as práticas dos indivíduos em relação a seus próprios corpos e o papel da aparência física na construção de um sentido pessoal para a vida, dentro de um contexto de normatividade estética definida pelo mercado. faremos uma coleta de dados primários por meio de auto-observação acompanhadas de entrevistas em profundidade.Profa. Dra. Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia
2020 - AtualDesenvolvimento Profissional e Gerenciamento de Carreira Como Projeto de VidaUtilizando do método de pesquisa participativa e qualitativa com base em projetos e intervenções educacionais, essa pesquisa-ação se propõe a integrar planejamento e gerenciamento profissional e de carreira, o que visa fomentar a formação profissional, inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e/ou mudança de carreira dos grupos de estudantes e trabalhadores participantes do projeto.Profa. Dra. Renata Motta Kurtz
2017 - AtualCompetências Docentes para Metodologias Ativas no Ensino da Administração Pública e da ContabilidadeComo proposta de inovação no ensino da Administração Pública e da Contabilidade, estão os métodos ativos de aprendizagem. Tais métodos são estratégias e técnicas pedagógicas que concebem os estudantes como agentes principais responsáveis pela sua aprendizagem.Profa. Dra. Renata Motta Kurtz
2000 – AtualInovação na Gestão PúblicaEstudar, analisar e propor soluções de inovação, caracterizadas por mudanças paradigmais na administração pública, caracterizadas por novos ou melhorados: produtos, processos, modelos organizacionais, serviços e campanhas de marketing.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2000 – AtualGestão da InovaçãoGrupo de Pesquisa Inovação e Sociedade.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2010 – AtualInovação no Esporte: Um Estudo do Grau de Inovação das Empresas de Base Tecnológica - EBTs Brasileiras - Spin-offs Acadêmicas IncubadasAvaliar o grau de inovação e a inserção no mercado dos produtos esportivos das spin-offs brasileiras que se desenvolveram com o apoio de incubadoras de empresas e com fomento governamental.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2011 – AtualUma Análise da Interação dos Grupos de Pesquisa do Diretório do CNPq com as Incubadoras da UERJ, para fins de Criação de Empresas Spin-offs, no Cenário Pós-lei de InovaçãoAnalisar as formas de interação de atores da rede de conhecimento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, de forma compreensível e capturando as ações direcionadas ao empreendedorismo, tecnologia e inovação, com vistas ao desenvolvimento de regiões.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2012 – AtualInovação e Intangíveis: Conceitos Teóricos Contábeis e Aplicações no Contexto Brasileiro AtualDesenvolver pesquisa e aplicação sobre maneiras de capturar e mensurar os ativos intangíveis (AIs) das organizações, sobretudo das EBTs, e em especial as empresas spin-offs acadêmicas. A justificativa é que o valor dos bens intangíveis é um tema recorrente nos momentos em que as empresas de base tecnológica? EBTs negociam com fundos e investidores de risco.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2013 – AtualUniversidade Empreendedora - A Proposta de Um Modelo de Gestão Organizacional para IES Privadas e Públicas no Cenário Pós-lei de InovaçãoAnalisar, definir e propor um modelo de gestão Organizacional para IES Privadas e Públicas no Cenário Pós-lei de Inovação, com vistas ao desenvolvimento de empreendedorismo, tecnologia e inovação.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2014 – AtualEstudo exploratório sobre spin offs acadêmicos brasileiros que desenvolvem produtos e serviços inovadores, visando atingir o mercado esportivo, com base no modelo da hélice trípliceRealizar um estudo exploratório sobre spin offs acadêmicos brasileiros que desenvolvem produtos e serviços inovadores, visando atingir o mercado esportivo, com base no modelo da hélice tríplice.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2014 – AtualCapturando e Explanando as Oportunidades de Negócios para a Criação de Empresas de Base Tecnológicas - EBTs, tipo Spin-offs Acadêmicas: Um Estudo do Caso da UERJ, RJ, BrasilCapturar e explanar as oportunidades de negócios decorrentes de projetos de P, D & I desenvolvidos por grupos de pesquisa da UERJ, por meio da identificação e da análise das possibilidades de resultados de inovação tecnológica que possam gerar empresas de base tecnológicas - EBTs, tipo Spin-offs acadêmicas, ou outras formas de transferência de tecnologia, que venham a ser comercializadas pela universidade, em conjunto com os pesquisadores, aqui entendidos como empreendedores tecnológicos, com base nas leis de inovação federal e estadual (Brasil e Estado do Rio de Janeiro).Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2015 – AtualThe Global Entrepreneurial University Metrics – GEUMTo catalyze the development of new metrics including entrepreneurship, gender and diversity and the furtherance of the public interest in University ranking systemsProfa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2015 – AtualProposição e Validação de Indicadores de Universidade EmpreendedoraContribuir para a criação de um sistema de indicadores que permita avaliar as atividades empreendedoras das universidades. Pode-se observar no cenário nacional e internacional uma tendência crescente das universidades se modificarem em direção ao que a literatura tem conceituado como Universidade Empreendedora.Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva
2015 - AtualPesquisa-formação para o desenvolvimento docente no uso de novas tecnologias e metodologias no ensino de AdministraçãoDesenvolver competências docentes no uso de novas tecnologias e metodologias no ensino presencial, semipresencial e a distância de Administração.Prof. Dr. Leonel Estevão Finkelsteinas Tractenberg
2017 – AtualFundamentos e instrumentos de gestão eficiente para o setor públicoAvaliar a eficiência e produtividade de processos e organizações por meio de modelos de Análise Envoltória de Dados e Fronteira EstocásticaProf. Dr. José Francisco Moreira Pessanha
2017 – AtualPesquisa-formação para o desenvolvimento docente no uso de novas tecnologias e metodologias no ensino de AdministraçãoExplorar as novas tecnologias e metodologias para o ensino da administração, com foco no uso de tecnologias da informação, software livre e análise de grandes bases de dados.Prof. Dr. José Francisco Moreira Pessanha
2009 - AtualFundamentos e instrumentos de gestão eficiente para o setor públicoRefletir sobre questões relativas à governança no setor público, especificamente voltado para o sistema de controle interno que envolve a Contabilidade e Auditoria Governamentais.Prof. Dr. Francisco José dos Santos Alves
2017 - AtualGestão social e controle da administração públicaDesenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão com as seguintes finalidades: promover a participação cidadã na gestão de políticas públicas por meio dos conselhos gestores municipais; aumentar o capital social dos conselhos de políticas públicas por meio da capacitação dos conselheiros; fortalecer os conselhos de gestão de políticas públicas e o controle social sobre a Administração Pública.Prof. Dr. Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira
  • Processo Seletivo - Turma 2020.02.01
  • Processo Seletivo - Turma 2020.01​
  • Processo Seletivo 2019​
Para realizar a inscrição, o candidato deve:
 
    1. Fazer download no seu computador dos arquivos em Documentos para Inscrição abaixo;
    2. Preenchê-los;
    3. Assiná-los (aceitando-se assinatura digital);
    4. Passá-los para PDF; e
    5. Enviar toda a documentação (conforme itens 3.1.3 e 3.1.5 do edital) anexada ao e-mail  processoseletivo.ppgcgp@gmail.com, onde:
      • O título do e-mail de solicitação de inscrição terá o seguinte texto: Solicitação de Inscrição – Edital 2020.002 do PPGCGP – NOME DO CANDIDATO, onde o Candidato deverá substituir NOME DO CANDIDATO pelo seu nome completo (por exemplo: Solicitação de Inscrição – Edital 2020.002 do PPGCGP – JOÃO DA SILVA).
      • Cada documento deverá ser nomeado da seguinte forma: Edital 2020.002 – NOME DO CANDIDATO – Nome do Documento.pdf conforme item 3.2 (por exemplo: Edital 2020.002 – JOÃO DA SILVA – Carta de Apresentação.pdf).
Consultar o item 3 do Edital para mais detalhes sobre o procedimento de inscrição.
 
Todos os arquivos necessários à realização da inscrição estão disponíveis abaixo, basta clicar no item correspondente.
Resultado da inscrição para Grupo de Cotas e para Grupo de Ampla Concorrência para a Turma 2020.02.01 do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Gestão Pública – PPGCGP da Faculdade de Administração e Finanças – FAF da UERJ, homologado pela Comissão de Seleção – CS, na Vigésima Reunião do Colegiado ocorrida em 12 de dezembro de 2020, online na Sala da Coordenação do PPGCGP, como disposto no EDITAL Nº 2020.002 DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E GESTÃO PÚBLICA DA UERJ PARA TURMA 2020.02.01 (publicação no DOERJ de 19 de novembro de 2020 ID. 2281887).

Disponível apenas a partir de 10/02/2021 após às 18h.

Disponível apenas a partir de 02/03/2021 após às 18h.

Disponível apenas após o Resultado dos Recursos e Final das Análises de CURRÍCULO LATTES e PRÉ-PROJETO DE PESQUISA.

Disponível apenas a partir de 16/03/2021 após às 18h.

Disponível apenas a partir de 26/03/2021 após às 18h.

Disponível apenas a partir de 31/03/2021 após às 18h.

Processo seletivo encerrado.
Resultado da inscrição para Grupo de Cotas e para Grupo de Ampla Concorrência para a Turma 2020 do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Gestão Pública – PPGCGP da Faculdade de Administração e Finanças – FAF da UERJ, homologado pela Comissão de Seleção – CS, na Décima Sexta Reunião do Colegiado ocorrida em 23 de setembro de 2020, on line na Sala da Coordenação do PPGCGP, como disposto no EDITAL DE PROCESSO SELETIVO – TURMA 2020 MESTRADO PROFISSIONAL (publicação no DOERJ de 21 de setembro de 2020 – ID 2271300).
O processo seletivo foi finalizado. Todos os arquivos estão disponíveis abaixo, basta clicar no nome correspondente.

Faculdade de Administração e Finanças