Linhas de Pesquisa


O Programa contempla uma única área de concentração, com uma linha de pesquisa abrangendo dezenove projetos, conforme descrito abaixo.

 

 I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Controladoria e Gestão Pública: 

A área de concentração em Controladoria e Gestão Pública pretende oferecer uma contribuição inovadora para a formação de profissionais especializados nos desafios da gestão do setor público, de forma que possam atuar em âmbito local, no Estado do Rio de Janeiro, em consonância com as contribuições do mais modernas do debate teórico internacional, sobre os motivadores dos agentes, condicionantes institucionais e outras dinâmicas que compõe o debate sobre a governança do setor público, e seus componentes específicos de controladoria, gestão, normatização ou gestão estratégica, elementos que se evidenciam cada vez como mais prioritários e urgentes para as práticas na administração pública no cenário estadual e nacional.

 

II. LINHA DE PESQUISA

Controladoria e Gestão Pública:

Essa linha de pesquisa reúne conjuntos de temas, em torno dos quais os trabalhos de conclusão de curso: artigos, projetos, patentes e dissertações serão desenvolvidos e se propõem a apresentar soluções de controle e de gestão pública, que possam melhorar o fluxo de prestação de serviços públicos, a avaliação de políticas públicas, a circulação de informações, bem como o desempenho do sistema público de forma integrada e holística.

 

III. PROJETOS DE PESQUISA

 

Período

Projeto de pesquisa

Descrição

Participante

2015 – Atual

Proposição e Validação de Indicadores de Universidade Empreendedora

Contribuir para a criação de um sistema de indicadores que permita avaliar as atividades empreendedoras das universidades. Pode-se observar no cenário nacional e internacional uma tendência crescente das universidades se modificarem em direção ao que a literatura tem conceituado como Universidade Empreendedora.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2015 – Atual

The Global Entrepreneurial University Metrics – GEUM

To catalyze the development of new metrics including entrepreneurship, gender and diversity and the furtherance of the public interest in University ranking systems

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2014 – Atual

Capturando e Explanando as Oportunidades de Negócios para a Criação de Empresas de Base Tecnológicas - EBTs, tipo Spin-offs Acadêmicas: Um Estudo do Caso da UERJ, RJ, Brasil

Capturar e explanar as oportunidades de negócios decorrentes de projetos de P, D & I desenvolvidos por grupos de pesquisa da UERJ, por meio da identificação e da análise das possibilidades de resultados de inovação tecnológica que possam gerar empresas de base tecnológicas - EBTs, tipo Spin-offs acadêmicas, ou outras formas de transferência de tecnologia, que venham a ser comercializadas pela universidade, em conjunto com os pesquisadores, aqui entendidos como empreendedores tecnológicos, com base nas leis de inovação federal e estadual (Brasil e Estado do Rio de Janeiro).

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2014 – Atual

Estudo exploratório sobre spin offs acadêmicos brasileiros que desenvolvem produtos e serviços inovadores, visando atingir o mercado esportivo, com base no modelo da hélice tríplice

Realizar um estudo exploratório sobre spin offs acadêmicos brasileiros que desenvolvem produtos e serviços inovadores, visando atingir o mercado esportivo, com base no modelo da hélice tríplice.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2013 – Atual

Universidade Empreendedora - A Proposta de Um Modelo de Gestão Organizacional para IES Privadas e Públicas no Cenário Pós-lei de Inovação

Analisar, definir e propor um modelo de gestão Organizacional para IES Privadas e Públicas no Cenário Pós-lei de Inovação, com vistas ao desenvolvimento de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2012 – Atual

Inovação e Intangíveis: Conceitos Teóricos Contábeis e Aplicações no Contexto Brasileiro Atual

Desenvolver pesquisa e aplicação sobre maneiras de capturar e mensurar os ativos intangíveis (AIs) das organizações, sobretudo das EBTs, e em especial as empresas spin-offs acadêmicas. A justificativa é que o valor dos bens intangíveis é um tema recorrente nos momentos em que as empresas de base tecnológica? EBTs negociam com fundos e investidores de risco.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2011 – Atual

Uma Análise da Interação dos Grupos de Pesquisa do Diretório do CNPq com as Incubadoras da UERJ, para fins de Criação de Empresas Spin-offs, no Cenário Pós-lei de Inovação

Analisar as formas de interação de atores da rede de conhecimento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, de forma compreensível e capturando as ações direcionadas ao empreendedorismo, tecnologia e inovação, com vistas ao desenvolvimento de regiões.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2010 – Atual

Inovação no Esporte: Um Estudo do Grau de Inovação das Empresas de Base Tecnológica - EBTs Brasileiras - Spin-offs Acadêmicas Incubadas

Avaliar o grau de inovação e a inserção no mercado dos produtos esportivos das spin-offs brasileiras que se desenvolveram com o apoio de incubadoras de empresas e com fomento governamental.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2000 – Atual

Gestão da Inovação

Grupo de Pesquisa Inovação e Sociedade.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2000 – Atual

Inovação na Gestão Pública

Estudar, analisar e propor soluções de inovação, caracterizadas por mudanças paradigmais na administração pública, caracterizadas por novos ou melhorados: produtos, processos, modelos organizacionais, serviços e campanhas de marketing.

Profa. Dra. Branca Regina C dos S e Silva

2009 - Atual

Fundamentos e instrumentos de gestão eficiente para o setor público

Refletir sobre questões relativas à governança no setor público, especificamente voltado para o sistema de controle interno que envolve a Contabilidade e Auditoria Governamentais.

Prof. Dr. Francisco José dos Santos Alves

2015 - Atual

Pesquisa-formação para o desenvolvimento docente no uso de novas tecnologias e metodologias no ensino de Administração

Desenvolver competências docentes no uso de novas tecnologias e metodologias no ensino presencial, semipresencial e a distância de Administração.

Prof. Dr. Leonel Estevão Finkelsteinas Tractenberg

2009 - Atual

METARIO Rede de Pesquisa e Formação Docente em Metaversos: Desenvolvimento de Competências para a docência em Administração (Projeto Integrado)

Criar a Rede METARIO - Rede de Pesquisa e Formação Docente em Metaversos, uma Rede de cooperação acadêmica de cunho interinstitucional e interdisciplinar, com a participação do PPG em Administração da PUC-Rio, do PPG em Administração e do PPG em Educação da UNISINOS.

Profa. Dra. Renata Motta Kurtz

2013 - Atual

Corpo e segurança ontológica no contexto padronizador do mercado

Analisar o discurso e as práticas dos indivíduos em relação a seus próprios corpos e o papel da aparência física na construção de um sentido pessoal para a vida, dentro de um contexto de normatividade estética definida pelo mercado. faremos uma coleta de dados primários por meio de auto-observação acompanhadas de entrevistas em profundidade.

Profa. Dra. Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia

2015 - Atual

Grupo de Estudos Internacionais em Administração

Estudar a internacionalização de empresas transnacionais, incluindo empresas brasileiras e de países com economia em desenvolvimento.

Prof. Dr. Virgilius de Albuquerque

2017 – Atual

Pesquisa-formação para o desenvolvimento docente no uso de novas tecnologias e metodologias no ensino de Administração

Explorar as novas tecnologias e metodologias para o ensino da administração, com foco no uso de tecnologias da informação, software livre  e análise de grandes bases de dados.

Prof. Dr. José Francisco Moreira Pessanha

2017 – Atual

Fundamentos e instrumentos de gestão eficiente para o setor público

Avaliar a eficiência e produtividade de processos e organizações por meio de modelos de Análise Envoltória de Dados e Fronteira Estocástica

Prof. Dr. José Francisco Moreira Pessanha

2017 - Atual

Gestão social e controle da administração pública

Desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão com as seguintes finalidades: promover a participação cidadã na gestão de políticas públicas por meio dos conselhos gestores municipais; aumentar o capital social dos conselhos de políticas públicas por meio da capacitação dos conselheiros; fortalecer os conselhos de gestão de políticas públicas e o controle social sobre a Administração Pública.

Prof. Dr. Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira

2017 - Atual

Governança em organizações públicas

Demonstrar que as efetividades nos resultados da gestão pública dependem do entendimento e da correta aplicação dos conceitos de governança nas organizações públicas, bem como da articulação com seus instrumentos específicos: controladoria, gestão, normatização, estratégia, liderança, comunicação.

Prof. Dr. Fernando Padovani; Prof. Dr. Guilherme Teixeira Portugal; Prof. Dr. Ricardo Lodi Ribeiro; Prof. Dr. Denilson Queiroz Gomes Ferreira